O Seminário de Cinema é uma atividade desenvolvida no Departamento de Comunicação Social com o objetivo de aproximar os alunos da linguagem filmíca e evidenciar as suas conexões com a comunicação.
Sua elaboração decorre da necessidade de fomentar a discussão sobre arte e cultura no cinema e o objetivo fundamental é discutir como a linguagem do cinema é complexa e pode ser compreendida por diversas perspectivas como por exemplo a narrativa, o enquadramento cênico, o trabalho com sombra e luz e a interação entre o discurso e a imagem.
A participação dos nossos alunos tem sido essencial para o desenvolvimento do programa nos últimos anos, que participam inclusive com a sugestão dos filmes que são exibidos e discutidos. Essa participação dinamiza e envolve os alunos do Departamento que tem a possibilidade de ver e discutir filmes que são referência no cinema.
A realização do Seminário de Cinema foi iniciativa pioneira da professora Eliane Freire no ano de 2006. A partir de 2007 essa atividade é conduzida pelo professor Moacir Santos e está aberta a participação de todos os alunos e professores do Departamento de Comunicação Social.









